Licenciamento Atrasado 2022: Consulta, Tabela, Pagamento, Valor

Ter o seu licenciamento atrasado pode ser um grande problema. Essa é uma licença essencial para que o veículo circule no Brasil. Por isso é fundamental ficar de olho nos prazos e não perder a data referente a essa quitação.

Quem atrasa o licenciamento pode enfrentar algumas dificuldades. dentre as penalidades mais comuns estão as seguintes:

  • Multa gravíssima;
  • Perda de 7 pontos na CNH;
  • Apreensão do veículo por tempo indeterminado;

Evitar isso não somente diminui os problemas com o seu veículo como também ajuda a economizar dinheiro, já que a multa referente ao atraso pode ser bem mais expressiva do que a própria taxa de licenciamento.

Licenciamento atrasado 2022
Licenciamento atrasado 2022

Licenciamento atrasado: O que fazer?

Porém, arcar com tantas contas no dia a dia não é uma tarefa fácil, e esquecimentos podem, sim, ocorrer. caso você perceba que está com o licenciamento atrasado, não se desespere. Existem meios bastante simples de quitar isso.

Você poderá efetivar o pagamento de uma das três formas a seguir. São elas?

  • pela internet;
  • em caixas eletrônicos; e
  • em agências dos bancos credenciados.

Para isso, porém, é preciso emitir uma guia atualizada, coisa que explicaremos no último tópico desse conteúdo. Acompanhe até o final para saber tudo sobre licenciamento atrasado.

Leia mais sobre o licenciamento em seu estado:

Multa do Licenciamento Atrasado

Como dito anteriormente a multa referente ao atraso do licenciamento pode ser mais expressiva que a própria taxa. Portanto, ainda que o seu problema seja financeiro é fundamental manter esse valor pago em dia para evitar perdas.

Para o Detran o não pagamento do licenciamento é considerada uma infração grave. Com isso, o condutor pode ser penalizado de várias maneiras como através da perda de 7 pontos na carteira.

Com relação a multa o valor estipulado para quem não paga no prazo é R$ 293,47. Em contrapartida, o valor do licenciamento digital 2022 pago em dia pode ficar em torno dos 100 reais, sofrendo pequenas alterações referentes a inflação.

Como Pagar Licenciamento em atraso

Para pagar o licenciamento atrasado de seu veículo você precisa ter em mãos o Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM). Com ele poderá seguir o passo a passo abaixo.

  • Acesse o site do Detran de seu estado;
  • procure pela aba de “veículos” e em seguida por “consulta de veículos”;
  • Inclua os dados solicitados – incluindo o RENAVAM;

Você então acessará uma página contendo todos os dados de seu veículo. será possível emitir uma guia com o valor atualizado para pagamento.

Essa guia também tem uma data de vencimento. para evitar transtornos é de suma importância que você cumpra o período e efetue o pagamento dentro do prazo.

Leia mais sobre o Licenciamento:

Ele poderá ser feito pela internet usando o aplicativo de seu banco. Outra possibilidade é que pague diretamente nas agências. Alguns bancos onde isso pode ser feito são:

  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil.

Com o pagamento efetuado basta aguardar o prazo de 30 dias para ter acesso ao novo registro de licença atualizado para o ano vigente.

Evite problemas com o licenciamento atrasado. Mantenha suas contas organizadas e pague sempre dentro da data imposta pelo Detran.

Deixar uma resposta