Licenciamento 2022 SE: Valor, Pagamento, Tabela, Detran

O licenciamento 2022 SE de automóveis é um imposto brasileiro, cobrado para todos que possuem automóveis. Independentemente de qual seja o tipo que possui, se é um carro, uma motocicleta ou um caminhão. O mesmo é gerado sobre veículos que possuem emplacamento de seus respectivos estados. Ou seja, no caso do licenciamento 2022 SE, a tributação é feita com base apenas nos automóveis de Sergipe.

Lembrando que o licenciamento é cobrado juntamente ao Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e aos Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações importantes sobre este imposto.

Licenciamento 2022 SE
Licenciamento 2022 SE

Veja também sobre:

Licenciamento Sergipe

Em resumo, o licenciamento 2022 SE é um imposto cobrado para veículos automotores terrestres. Mas, apenas para aqueles que tenham emplacamento feito no estado de Sergipe. O pagamento do mesmo é obrigatório, já anexado junto à cobrança o IPVA e do DPVAT, anualmente.

Em caso de descumprimento disso, você poderá ser penalizado com multas. Ou então, em casos mais severos, até mesmo ter seu automóvel apreendido. Lembrando que todo o dinheiro arrecadado desde imposto é destinado ao Governo Federal. Isso para que possam investir de volta no trânsito.

Valor Licenciamento 2022 SE

Para saber sobre o valor o licenciamento SE, é um assunto um pouco delicado. Isso porque não há uma fórmula única e um valor específico para lhe passarmos. O Detran do estado Alagoas estima, na verdade, uma média de valor. A mesma está na casa dos R$ 100,00, por veículo.

Isso porque, o cálculo varia muito do ano de fabricação do seu automóvel, qual o tipo de veículo que você possui, o modelo do mesmo, e também sua marca. Lembrando que o pagamento do licenciamento deve ser feito em uma única vez. Ou seja, não há a opção de parcelamento. Portanto, esteja ciente disso no momento em que receber sua fatura.

Tabela Licenciamento 2022 SE

Já no caso da tabela do licenciamento 2022 SE, é um pensamento próximo ao do valor do mesmo. Isso porque, anualmente o Detran do estado de Sergipe divulga-a, para a população.

Abaixo, neste mesmo tópico, estaremos anexando tal tabela para que você possa se consultar. Lembre-se que o IPVA pode ser dividido em até três vezes, entretanto, o DPVAT e o licenciamento 2022 precisam ser pagos à vista. Segue abaixo a tabela:

Finais de placa Cota única s/ desconto e licenciamento Emissão do CRLV até
1 e 2  — 30/08
3 e 4 29/03 30/09
5 e 6 30/04 31/10
7 e 8 31/05 29/11
9 e 0 28/06 30/12

Consulta Licenciamento SE

Para fazer a sua consulta ao licenciamento SE, o procedimento é muito simples. Para tal, siga o passo a passo abaixo que separamos especialmente para você:

  1. Primeiramente, acesse o site oficial do Detran SE
  2. Posteriormente, clique na aba veículos, no cabeçalho da página. E então, aperte em licenciamento anual / IPVA
  3. Feito isso, digite o seu RENAVAM e também seu código de segurança. Agora é só esperar a tela carregar para ter acesso a todos os dados necessários

Pagamento Licenciamento 2022 SE – Data

Com relação ao pagamento do licenciamento 2022 SE, saiba que existem diversos modos de efetuar isso.

O mais simples é pagando o boleto, por meio do aplicativo de seu banco de preferência, ou presencialmente, em uma agência. Até porque, não há uma preferência de instituições financeiras, para tal.

Veja também como efetuar  licenciamento em outros estados:

IPVA 2022 SE

O IPVA de seu automóvel pode ser consultado do mesmo modo que seu licenciamento SE. Para tal, retorne ao site do Detran do estado de Sergipe, e efetue o login na plataforma, pela opção de licenciamento. Lá, informe seu RENAVAM, que já terá acesso ao imposto.

Deixar uma resposta