DPVAT 2022 : Valor, Consulta, Pagamento, Tabela, DETRAN

Você sabe o que é o DPVAT 2022? Esse é um dos valores que faz parte das obrigações dos condutores brasileiros. É preciso pagar essa taxa todos os anos se você possui um veículo terrestre.

A sigla significa Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres. A taxa foi criada em 1974 e perdura até hoje. O valor é destinado ao pagamento de seguros e multas para vítimas de acidentes veiculares terrestres independentemente de quem tenha sido o causador.

Ou seja: ainda que você não cause um acidente a taxa será cobrada para o fundo, de modo que vítimas em diversas situações sejam devidamente indenizadas.

DPVAT 2022
DPVAT 2022

Consulta DPVAT

O DPVAT 2022 é um seguro que tem como representante a Seguradora Líder, que é responsável por distribuir o seguro para as vítimas que recorrem.

Portanto, para acompanhar a data de pagamento e o valor referente ao seguro você pode fazer isso acessando o site da Seguradora Líder ao clicar aqui. Todas as informações poderão ser checadas.

Valor do DPVAT

O valor não costuma ser muito expressivo. Ele varia de acordo com o tipo de veículo e também sofre alterações conforme a inflação do país. O valor pode variar de 12 a 80 reais, mais ou menos.

Em 2020 os valores foram bem baixos, sofrendo uma queda brusca com relação aos anos anteriores. Por isso, não há o que se preocupar. Essa costuma ser uma taxação mínima e que não comprometerá o seu orçamento.

Leia mais sobre o licenciamento:

Porém, para 2022 a taxa foi extinta considerando o período complicado que muitos brasileiros enfrentam em decorrência da pandemia do Coronavírus. Mas, quem possui débitos dos anos anteriores ainda abertos pode aproveitar para quitá-los.

Guia de pagamento

Emitir a guia do DPAVT 2022 não é difícil. Para isso você precisa apenas acessar o site da seguradora responsável pela cobrança do valor. Veja o passo a passo a seguir e tire todas as suas dúvidas.

  • Acesse o site da Seguradora Líder clicando aqui;
  • Clique na região em que o veículo está registrado.

Ao fazer isso você será encaminhado para uma página nova onde poderá fazer a emissão da guia do DPVAT 2022. Para tanto será necessário informar alguns dados do veículo. Inclua informações como:

  • RENAVAM;
  • Número da placa.

Esses dados serão suficientes para que você tenha acesso à nova guia e consiga efetuar o pagamento caso tenha alguma taxa de DPVAT em atraso.

Quem precisa pagar o DPVAT?

Todos os condutores brasileiros devem pagar o DPVAT. O valor, como dissemos, é destinado a um fundo financeiro que garante indenizações a pessoas vítimas de acidentes.

É importante ressaltar que tanto motoristas quanto pedestres podem solicitar o valor diante de uma situação de acidente. Por isso essa taxa é considerada de cunho social, já que auxilia pessoas que ficam impossibilitadas de gerar renda por um período ou, em alguns casos, para sempre.

  • DPVAT + IPVA:

Antigamente o DPVAT 2022 era cobrado junto com o IPVA 2022, na mesma guia. Porém isso não acontece mais. Por essa razão os condutores devem ficar de olho para que a quitação seja feita de forma adequada.

Deixar uma resposta