Licenciamento 2022 AP: Tabela, Valor, Consulta e Pagamento (Detran)

Condutores do Amapá precisam ficar atentos com relação ao licenciamento 2022 AP. Cumprir com essa obrigação garante que seu veículo circule corretamente, com a documentação em dia e as autorizações atualizadas.

O licenciamento é um documento obrigatório que deve ser atualizado anualmente para que o veículo circule corretamente. Quem não efetua o pagamento na data prevista está sujeito a diferentes penalidades, sendo algumas delas:

  • Multa gravíssima;
  • Perda de 7 pontos na CNH;
  • Apreensão do veículo por tempo indeterminado;

A única forma de evitar esses problemas é cumprindo com sua obrigação e efetuando a quitação na data correta. Por isso é de suma importância que o condutor fique de olho nas datas e não perca o prazo.

Licenciamento 2022 AP
Licenciamento 2022 AP

Valor Licenciamento 2022 AP

O valor do licenciamento 2022 AP acompanha a inflação e pode sofrer alterações a cada ano. Mas, não se preocupe: o valor costuma ficar em torno dos 100 reais, sem que haja reajustes muito maiores do que isso.

Isso difere um pouco do IPVA 2022, cujo preço é definido considerando uma série de características o veículo, como ano de fabricação, modelo e outros fatores. O licenciamento não considera esses dados, o que torna o preço padronizado.

Tabela Licenciamento 2022 AP

Para acompanhar os valores e saber quanto você deve pagar de licenciamento de seu veículo é fundamental ficar de olho na tabela anual que é divulgada pelo Detran. A tabela traz informações sobre datas e preços considerando o último dígito da placa.

Placa Cota Única / 1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela
Janeiro Fevereiro Março
1 19 23 23
2 20 23 23
3 21 24 24
4 22 24 24
5 23 25 25
6 26 25 25
7 27 26 26
8 28 26 26
9 29 27 27
0 30 27 27

O que ocorre, portanto, é que veículos terminados em “1” efetuam o pagamento em uma determinada data, veículos terminados em “2” pagam em outra data e por aí vai até chegar no “0” considerado o último dígito da tabela.

✓ Veja os valores nas regiões:

Consulta Licenciamento 2022 AP

Todas as informações a respeito do licenciamento 2022 AP podem ser encontradas na internet. Para isso, basta que o condutor acesse o site oficial do Detran e inclua algumas informações básicas que poderão servir como guia para obter informações.

  • Acesse o site do Detran AP clicando aqui;
  • Procure por “Veículos” e em seguida por “Consultar Veículo”;
  • Preencha o formulário com todos os dados solicitados;

Em seguida você verá uma nova tela com as informações do licenciamento.

Será possível checar todas as informações sobre o seu veículo, como multas, se o licenciamento está atrasado, entre outros.. Lembramos que o Detran possui sites diferentes para cada estado brasileiro. Por isso você deve se atentar para acessar o site que se refere ao seu estado.

Pagamento

O pagamento do licenciamento pode ser feito em parcelas ou em uma única vez. O importante é se atentar as datas para que o prazo não se perca. geralmente os meses destinados a essa conta são:

  • Janeiro;
  • Fevereiro;
  • Março.

O pagamento poderá ser feito em bancos brasileiros de forma bastante rápida e segura. Os bancos indicados para isso são:

  • Itaú;
  • Bradesco IPVA;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil.

Manter o seu veículo devidamente licenciado é essencial para evitar dores de cabeça. Por isso, acompanhe sempre nossos conteúdos sobre licenciamento 2022 AP.

Deixar uma resposta