Licenciamento 2022 AM: Valor, Pagamento, Tabela, Detran

O licenciamento 2022 AM nada mais é que um imposto cobrado no Brasil, em todos os estados do país. O mesmo é gerado em cima dos veículos que possuem emplacamento de determinado estado. O imposto é cobrado juntamente ao Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e ao Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações importantes sobre o licenciamento 2022 AM. Ou seja, apenas focado no estado do Amazonas. Aqui, poderá encontrar dados sobre o valor da taxa, tabela, como consultar, como pagar, e muito mais.

Licenciamento 2022 AM
Licenciamento 2022 AM

Confira também:

Licenciamento Amazonas

Conforme dito anteriormente, o licenciamento 2022 AM é um imposto cobrado para todos que possuam veículos automotores terrestres, com emplacamento feito no estado do Amazonas. Ou seja, são englobados carros, motocicletas, caminhões, ônibus, picapes, entre alguns outros. Lembrando que o pagamento do mesmo é obrigatório, e já vem listado junto ao seu IPVA e DPVAT, no começo de cada ano. Todo o dinheiro deste tributo é destinado para o Governo Federal, com o intuito de realizarem melhorias destinadas ao trânsito, ruas e estradas.

Valor Licenciamento 2022 AM

Em questão do valor do licenciamento 2022, não há como te informar um número ou quantia específica. Isso porque, o preço da tributação varia de muitos fatores. Como por exemplo, o ano de fabricação do veículo, seu modelo, e também sua marca.

Entretanto, estima-se que o Detran do Amazonas deve recolher, em uma média, R$ 100,00 por automóvel. Então, provavelmente você será cobrado um pouco mais ou um pouco menos desta quantia. Lembrando que o licenciamento deve ser pago em uma única vez, não havendo a alternativa de parcelamento. E em caso de não pagamento do imposto, poderá receber multas ou até mesmo ter seu veículo apreendido.

Tabela Licenciamento 2022 AM

Em relação a tabela do licenciamento 2022 AM, ela é divulgada pelo Detran do estado do Amazonas, todos os anos. No caso do IPVA, ele pode ser dividido em até três vezes.

Entretanto, os demais impostos necessitam ser pagos à vista. Caso tenha interesse em consultar a tabela, separamos a mesma abaixo, para você:

Final da placa Cota Única (pagamento integral com 10% de desconto) / 1ª parcela Cota Única (pagamento integral com 5% de desconto) / 2ª parcela Cota Única (pagamento integral sem desconto) / 3ª parcela
1 29 Janeiro 29 Fevereiro 31 Março
2 29 Fevereiro 31 Março 29 Abril
3 31 Março 29 Abril 31 Maio
4 29 Abril 31 Maio 30 Junho
5 31 Maio 30 Junho 29 Julho
6 30 Junho 29 Julho 31 Agosto
7 29 Julho 31 Agosto 30 Setembro
8 31 Agosto 30 Setembro 31 Outubro
9 30 Setembro 31 Outubro 30 Novembro
0 31 Outubro 30 Novembro 30 Dezembro

Consulta Licenciamento AM

Caso deseje fazer a consulta de seu licenciamento 2022 AM, separamos abaixo um passo a passo para você, com todo o procedimento. Siga:

  1. Primeiramente, entre no site oficial do Detran AM
  2. Posteriormente, na tela que carregar, digite o RENAVAM ou o chassi de seu automóvel
  3. Feito isso, basta apertar em consultar. Agora, todos os dados de seu automóvel aparecerão na tela. Inclusive as finanças e impostos. Aqui poderá gerar novas vias de boletos e consultar a condição de seu licenciamento

Pagamento Licenciamento 2022 AM – Data

Por vir em forma de boleto bancário, o pagamento do licenciamento 2022 pode ser feito por diversos locais. Justamente porque não possui uma exclusividade de instituições financeiras para tal. Então, poderá escolher seu banco de preferência, caso, queira, para pagar o código de barras.

Seja por meio do aplicativo do mesmo, ou até no caixa, presencialmente. Lotéricas da Caixa Econômica Federal também são consideras instituições aceitas para o pagamento.

Veja também como efetuar o pagamento do Licenciamento em outros estados:

IPVA 2022 AM

O IPVA de seu automóvel deverá ser pago junto com o licenciamento 2022. Caso você não saiba o valor do mesmo, poderá estar efetuando tal consulta no site do Detran AM. Ou então, aguardando a fatura chegar em sua residência.

Deixar uma resposta