Licenciamento 2022 PI: Valor, Pagamento, Tabela, Detran

Atualmente, ter um veículo é fundamental, seja para fins pessoais ou profissionais, porém, junto com os benefícios, também vem as obrigações. Anualmente, além do IPVA e do DPVAT, o proprietário de um veículo automotor também precisa efetuar o pagamento do licenciamento 2022 PI. Você sabe como consultar e pagar o Licenciamento 2022 PI? Abaixo você vai entender um pouco mais sobre esse tributo, qual o valor cobrado e claro, como fazer a consulta e imprimir a guia de pagamento 100% pela internet. Vamos lá!

Licenciamento 2022 PI
Licenciamento 2022 PI

Informe-se ainda sobre:

Licenciamento Piauí

Como citado anteriormente, o Licenciamento 2022 PI é um imposto obrigatório anual. Atualmente, existem 3 impostos que todo motorista precisa pagar, são eles:

  • IPVA;
  • DPVAT;
  • Licenciamento.

Embora muitas pessoas confundam esses 3 impostos, é importante saber que o Licenciamento nada mais é que uma autorização estadual que permite que o seu veículo circule em via pública.

Porém, caso o licenciamento não seja pago, todos os outros impostos não poderão ser validados. Até porque, sem o licenciamento, seu veículo fica impossibilitado de circular em via pública.

Valor Licenciamento 2022 PI

Em resumo, o valor do Licenciamento pode variar de acordo com o estado e a categoria do automóvel. Portanto, para ficar atento ao valor correto que você vai pagar no seu Licenciamento, basta acessar o site oficial do Detran-PI, órgão responsável por cuidar do Licenciamento.

No entanto, o valor médio dessa tarifa fica em torno de R$100,00, mas claro, esse valor pode sofrer grandes alterações. Desse modo, ficar atento aos dados atualizados informados pelo Detran-PI, é fundamental.

Tabela Licenciamento 2022 PI

Agora que você sabe mais ou menos o valor, está na hora de conhecer os prazos referente ao pagamento do Licenciamento 2022 PI. Até porque, caso o mesmo não seja pago, o seu automóvel não poderá circular.

Atualmente, o pagamento do Licenciamento é pago de acordo com o último número da placa do veículo. Ou seja, consultar o calendário, é fundamental.

Como esse imposto é anual, a tabela pode sofrer alterações anualmente, mas claro, tudo isso pode ser consultado no site do Detran-PI ou no Detran do site que o seu veículo está registrado.

Consulta Licenciamento PI

Além de todos os dados acima, o site do Detran-PI também oferece diversas outras informações referentes aos dados atuais do seu veículo. Dessa forma, é possível saber se o mesmo possui alguma multa ou conta em atraso e consequentemente, evitar juros, multas e até a perda do automóvel.

Abaixo, você vai aprender a consultar o Licenciamento 2022 PI em um passo a passo simples e o melhor, que pode ser feito 100% pela internet.

  • Passo 1: Acesse o site do Detran PI na página de Licenciamento, clicando aqui;
  • Passo 2: Preencha o formulário com todos os dados solicitados, como:
  • Placa;
  • RENAVAM;
  • Exercício;
  • Captcha.
  • Passo 3: Após preencher todos os dados, basta clicar em “Consultar”.

Pagamento Licenciamento 2022 PI – Data

Ainda na consulta você já pode emitir a guia de pagamento do Licenciamento 2022 PI, e através da tabela acima, se informar o período de pagamento do seu veículo que atualmente, varia de acordo com o último número da placa do mesmo.

Com a guia de pagamento em mãos, basta se dirigir a uma das agências bancárias abaixo, são elas:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Itaú;
  • Casas Lotéricas.

IPVA 2022 PI

Assim como o Licenciamento, o IPVA também é um imposto obrigatório que, atualmente, pode ser pago em cota única com desconto, ou parcelado em até 3x no cartão. 

Para efetuar o pagamento do IPVA 2022 PI ou fazer qualquer tipo de consulta do mesmo, basta acessar o site oficial do Detran-PI com a placa do automóvel e o RENAVAM. 

Deixar uma resposta