Licenciamento 2022 MS: Valor, Pagamento, Tabela, Detran

O Licenciamento 2022 MS, assim como o DPVAT e o IPVA, são impostos obrigatórios e cobrados anualmente. Atualmente, no site do Detran é possível não só consultar o Licenciamento 2022 MS do seu veículo, mas ficar antenado a diversas informações, incluindo o prazo de pagamento e o valor desse imposto.

Licenciamento 2022 MS
Licenciamento 2022 MS

Informe-se ainda sobre:

Licenciamento Mato Grosso do Sul

Como citado anteriormente, no site oficial do Detran MS é possível ter acesso a todas as informações referentes ao seu veículo, incluindo o calendário com o período de pagamento do licenciamento 2022 do mesmo.

Embora muitas pessoas não saibam, o descumprimento do pagamento do Licenciamento MS não gera apenas multas, mas também, proibi o seu veículo de circular em via pública.

Valor Licenciamento 2022 MS

Assim como outros impostos, o Licenciamento é ajustado anualmente e varia de acordo com o estado e até com a categoria do veículo. Entretanto, o Licenciamento tende a ser mais barato que o IPVA e o DPVAT, ficando em torno de R$100,00 para o proprietário do veículo.

Mas claro, este valor pode ser alterado tanto para mais, como para menos, isso vai depender do órgão responsável pelo imposto.

Tabela Licenciamento 2022 MS

A tabela do Licenciamento 2022 MS é como se fosse um calendário com todas as datas referentes ao pagamento do Licenciamento. Hoje em dia, essa tabela é divulgada anualmente no site oficial do Detran MS.

Embora muitos não saibam, o pagamento não é padronizado, portanto, fique atento a este calendário. Até porque, o período para efetuar o pagamento varia de acordo com o último número da placa do seu veículo. Veja a tabela do Licenciamento MS abaixo:

Final da placa Mês
1 e 2 Abril
3 Maio
4 e 5 Junho
6 Julho
7 e 8 Agosto
9 Setembro
0 Outubro

Consulta Licenciamento MS

Assim como as informações anteriormente, a consulta do Licenciamento 2022 MS também deve ser feita no site oficial do Detran MS. Abaixo preparamos um passo a passo para você consultar e emitir a guia de pagamento do licenciamento do seu veículo.

  • Passo 1: Acesse o site oficial do Detran MS, clicando aqui;
  • Passo 2: Ao acessar a página, preencha o formulário com os seguintes dados:
    • Placa do Veículo;
    • Número do RENAVAM.
  • Passo 3: Pronto! Agora basta clicar em “Emitir” e você terá em mãos todos os dados referentes ao automóvel, incluindo a guia de pagamento.

Pagamento e Data

Como foi mostrado anteriormente, na própria consulta do Licenciamento MS, já é possível emitir a guia de pagamento e efetuar a impressão.

Com a guia em mãos, basta se deslocar a uma das agências bancárias informadas abaixo para efetuar o pagamento. Lembre-se, o pagamento deve ser pago no prazo estabelecido na tabela informada anteriormente.

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Itaú

Saiba também como fazer o pagamento do licenciamento em outros estados:

 IPVA 2022 MS

Anualmente, o Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) deve ser pago. Atualmente, sem efetuar o pagamento desse imposto fica impossível efetuar o pagamento do licenciamento que, segundo as leis federais, deixe o seu veículo incapaz de circular em via pública.

Em outras palavras, não efetuar o pagamento do IPVA 2022 MS além de juros e multas, pode acarretar perda do carro por conta do descomprometo da lei e do pagamento do Licenciamento. 

Deixar uma resposta